Bairro do dia: Icaraí

21 dez, 2012 Sem comentários por









    

O Bairro do dia de hoje vai sair um pouco da Cidade Maravilhosa e falar sobre outra vizinhança nobre da Região Metropolitana do Rio: Icaraí, um dos bairros mais tradicionais de Niterói.

Sendo o bairro mais populoso do município e com cerca de 60% dessa população pertencente à classe A, Icaraí é o perfeito representante do desenvolvimento pelo qual Niterói passa nos últimos anos, recebendo cada vez mais investimentos do mercado imobiliário. Também vamos falar um pouco sobre esse bom momento de Niterói.

Icaraí, bairro de Niterói

Icaraí, bairro de Niterói

História de Icaraí

Icaraí era território indígena até a fundação da Vila Real da Praia Grande, no século XIX. A Vila mais tarde evolui na própria Niterói, sendo assim a semente do município.

A região começou a se desenvolver de fato com o plano de urbanização e criação de ruas projetado pelo engenheiro francês Pedro Taulois, ainda no século XIX. Ficou conhecida como Cidade Nova da Praia de Icaraí. A praia, por sua vez, ganhou seu nome do rio Icaraí, que desaguava em suas águas.

A posição privilegiada, às margens da Baía de Guanabara e com uma bela vista do Rio de Janeiro, ajudou para que Icaraí virasse um dos destinos mais procurados pelos niteroienses. O status de bairro nobre manteve-se ao longo de todo o século XX, graças a atrações como o famoso Casino Icarahy, já desativado, cujo prédio hoje abriga a reitoria da Universidade Federal Fluminense.

Comércio e lazer em Icaraí

Como um bairro majoritariamente residencial, Icaraí tem um forte comércio de rua e oferece todo tipo de serviço. O alto padrão de vida também atrai lojas de grife para a região, como H Stern e Victor Hugo.

Na parte de lazer, a Praia de Icaraí é a mais famosa e uma das mais frequentadas de Niterói, com sua bela vista pro Museu de Arte Contemporânea e pra orla da zona sul carioca, pegando todo o panorama da Baía de Guanabara.

Icaraí tem uma forte tradição de restaurantes e bares famosos, como o Bar do Meio. Quem procura algo tranquilo tem seu lugar no Campo de São Bento, uma grande área arborizada ideal para frequentar com a família ou praticar esportes.

Praia de Icaraí, com sua vista pro Rio de Janeiro

Praia de Icaraí, com sua vista pro Rio de Janeiro

Transporte em Icaraí

O bairro tem duas vias mais importantes: a Avenida Governador Roberto Silveira, que recebe o fluxo de trânsito do Centro e dos outros bairros, e a Rua Coronel Moreira Cézar, que centraliza o eixo comercial do bairro.

Niterói não é um município de grandes dimensões, de modo que transporte público, principalmente ônibus, é muito tranquilo e fácil de usar.

Av. Governador Roberto Silveira, uma das principais vias de Icaraí

Av. Governador Roberto Silveira, uma das principais vias de Icaraí

Niterói

Icaraí é um ótimo demonstrativo do crescimento imobiliário em Niterói. Para o mercado do Rio se expandir além da Baía, precisava ser num lugar com infraestrutura e atrativos para o público. Por sorte, tínhamos isso logo na outra ponta da Ponte Rio-Niterói.

Niterói tem tradição e ocupou papel importante na história do Rio: foi a capital da província, e depois estado do Rio de Janeiro, até a fusão com o estado da Guanabara (área que hoje é o município do Rio). Essa herança política, sem dúvida, contribui muito para Niterói.

Niterói, com o Museu de Arte Contemporânea à frente e Icaraí no fundo

Niterói, com o Museu de Arte Contemporânea à frente e Icaraí no fundo

É a cidade com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado do Rio e o terceiro melhor do Brasil, com 0,886. Também é um das maiores economias do estado, principalmente na área petrolífera, em que concentra até 70% da estrutura disponível. As classes A e B somam mais de 40% da população niteroiense.

Cultura de Niterói

Uma qualidade de vida tão alta não se sustentaria sem um cenário cultural forte, e Niterói não deixa a desejar neste aspecto. O município é um dos pólos históricos, educacionais e artísticos mais festejados do estado.

Um grande exemplo é aquele que é, indiscutivelmente, o maior símbolo de Niterói: o Museu de Arte Contemporânea, famoso trabalho de Oscar Niemeyer, cujo design arrojado em forma de disco voador é um marcante cartão postal do município. Ele integra o Caminho Niemeyer, complexo formado por várias obras do arquiteto que marcam a vida cultural de Niterói, como o Teatro Popular e o Museu Petrobrás de Cinema.

Teatro Popular de Niterói, um dos componentes do Caminho Niemeyer

Teatro Popular de Niterói, um dos componentes do Caminho Niemeyer

O nível educacional também é um ponto forte, com o município abrigando a Universidade Federal Fluminense. A reitoria se localiza em Icaraí, mas os vários campi da UFF se espalham por toda Niterói, fazendo com que nenhum cidadão jamais esteja longe de um pólo educacional.

Tantos atrativos fazem de Niterói uma nova favorita no mercado imobiliário, recebendo novos e modernos empreendimentos. Isso inclui empreendimentos comerciais, como o Ioffices, e residenciais, como o Nova Alameda Residencial e o AllFamily Condominium Club.

Se você está pensando em comprar imóvel ou procurando uma imobiliária em Niterói, visite o imovelvip.com.br.


Bairros, Dicas, Fique por dentro, Mercado Imobiliário

Sobre o autor

Este é o Blog do http://imovelvip.com.br . Somos uma imobiliária diferente. Fazemos a venda de imóveis em todo o Rio de Janeiro - RJ. Nossa Missão: Suprir os consumidores com informações e ferramentas que permitam decisões inteligentes sobre a compra de um novo imóvel. O que fazemos: Se você esta procurando um imóvel novo para comprar, querendo conhecer melhor um bairro ou precisando de mais informações para escolher o seu novo endereço, nós vamos te ajudar. Útil e moderno, o ImovelVIP.com.br deixa tudo "simples como deve ser". Visite nosso portal de imóveis: http://imovelvip.com.br
Sem comentários para “Bairro do dia: Icaraí”

Deixe seu comentário

Insira as letras contidas na imagem.

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada